dose de esperança

Vovôs e vovós que vivem no interior de Santa Maria começam a ser vacinados

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Pedro Piegas (Diário)
O casal Enilda Rossato, 90 anos, e Pedro Rossato, 89 anos, receberam a vacina nesta quinta

Há mais de um ano, o salão da comunidade de Colônia Pinheiro não recebe nenhuma festa com muita dança, música e comida farta, como é tradicional por lá. Mas, nesta quinta-feira, o local sediou uma ação digna de muita comemoração: a vacinação contra a Covid-19 de vovós e vovôs do Distrito de Santa Flora, no interior de Santa Maria.


Para uma vovó, o dia foi ainda mais especial. O salão foi palco para a melhor festa de aniversário que a aposentada Maria Emília Brito Tavares poderia ter. Na data em que completou 91 anos, ela foi a primeira vacinada na força-tarefa e recebeu o presente mais aguardado dos últimos tempos.

- Estou muito faceira, muito mesmo. Vou chegar em casa e contar para todo mundo que estou vacinada e ainda ganhei parabéns - conta a idosa, entre gargalhadas, após a equipe de saúde cantar parabéns para ela após a aplicação da vacina.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Pedro Piegas (Diário)
A aniversariante Maria ganhou a vacina e o parabéns da equipe

No total, foram 23 moradores de Santa Flora vacinados durante a tarde. O aposentado Amauri Bastianelli Antônio, 91 anos, foi outro imunizado no local. Ele chegou acompanhado da esposa, de 83 anos, que ainda não foi vacinada, pois apenas idosos de 85 anos recebem a dose nesta etapa.

- Estou confiante e muito feliz. Nos meus 91 anos, já passei por muita coisa, fiz muitas outras vacinas, desde a juventude. Mas, essa aqui teve um sentimento especial, de muita alegria - afirma.

Hospital Regional de Santa Maria tem leitos de UTI para Covid-19 lotados

Mesmo depois de receber a vacina, os idosos garantem que vão continuar se cuidando, sempre de máscara e saindo de casa só quando necessário.

- Eu quase não saio de casa. Agora me sinto mais segura, mas vou continuar me cuidando - relata a aposentada Isoldina Danila Vaz, 88 anos.

Nesta quinta, a equipe da saúde foi também ao distrito de Pains para a vacinação de outros idosos. Neste distrito, oito pessoas foram imunizadas, sendo quatro acamados e quatro cuidadores. Neste momento, apenas idosos com mais de 85 anos são vacinados. Nesta sexta, das 14h às 16h, os idosos serão vacinados na localidade de Alto das Palmeiras (no Engenho Freitas), no distrito de São Valentim. Na próxima quinta-feira, dia 25, das 14h às 16h, a imunização ocorre na subprefeitura do distrito de Passo do Verde. É necessária a apresentação de um documento com foto e CPF.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Para toda soberba vem a queda Anterior

Para toda soberba vem a queda

Próximo

Hospitais de Santa Maria registram alta de internações por Covid-19

Saúde